TREINAMENTO DE FOR A PARA CRIAN AS E ADOLESCENTES
A popularidade do treinamento de força entre pré-púberes e adolescentes tem aumentado espantosamente durante a última década. Segundo Fleck e Kraemer (2006), “o treinamento de força para jovens é eficaz e seguro quando apropriadamente supervisionado”. Deve-se salientar a diferença entre o treinamento de força e esportes como levantamento olímpico de peso, levantamento de potência e fisiculturismo. O treinamento de força envolve a prescrição de exercício individualizado afim de tornar um jovem mais forte e mais potente. O treinamento de força não envolve, necessariamente, o uso de força máxima ou próxima da máxima. Já o levantamento olímpico de peso e o levantamento de potência, por sua natureza, envolvem o levantamento de intensidades máximas (cargas equivalentes a 1-RM) e o fisiculturismo envolve maior volume de treinamento do que seria recomendado para indivíduos jovens. Como em toda atividade física, lesões serão ocasionadas no treinamento de força. Entretanto, o risco de lesão para crianças que praticam o levantamento de peso parece não ser tão drástico quanto imaginado (Hamil Apud Fleck e Kraemer, 2006). Paradoxalmente, muitas das atividades físicas esportivas competitivas das quais as crianças participam trazem maiores riscos de lesão do que o treinamento de força. Os benefícios de um programa de treinamento de força para crianças, apropriadamente elaborado e supervisionado, superam seus riscos.
ADAPTAÇÕES AO TREINAMENTO DE FORÇA
Crianças podem beneficiar-se da participação em um programa de treinamento de força apropriadamente prescrito e supervisionado. Os principais benefícios incluem:
Aumento da força muscular, potência e resistência muscular localizada (i.e., capacidade de um músculo realizar múltiplas repetições contra uma dada resistência).
Diminuição das lesões nos esportes e nas atividades recreativas.
Melhora do desempenho nos esportes e nas atividades recreativas.
Para alcançar esses