trefilação
O trabalho em questão consiste na apresentação de três processos de conformação mecânica: a Extrusão, a Trefilação e a Estampagem.
Este trabalho mostrará as características básicas destes processos, descrevendo-os seus princípios, cargas, defeitos nos produtos, etc. Poderá analisar as vantagens e as desvantagens desses processos de conformação e saberá quais são as exigências para a tecnologia industrial atual.
EXTRUSÃO
A extrusão é o processo no qual um bloco de metal é reduzido na sua seção transversal pela aplicação de pressões elevadas forçando-o a escoar através do orifício de uma matriz. Normalmente a extrusão é usada para produzir barras cilíndricas ou tubos vazados, mas podem ser produzidas seções transversais de forma irregular nos metais mais facilmente extrudáveis como o alumínio.
A extrusão, como um processo industrial, foi criada por volta de 1800, na
Inglaterra, durante a Revolução Industrial, quando aquele país era o principal inovador tecnológico do mundo. A invenção, pioneira, era uma prensa hidráulica para extrusão de tubos de chumbo.
Uma importante revolução no processo ocorreu na Alemanha, por volta de 1890, quando a primeira prensa de extrusão horizontal foi construída para extrudar metais com ponto de fusão mais alto do que o do chumbo. A característica que possibilitou essa inovação foi o uso de um disco na ponta do êmbolo de extrusão (dummy block, ou falso pistão), que o separava do tarugo, resguardando-o do calor excessivo.
Processo básico de conformação por Extrusão.
Atualmente, não só metais mais dúcteis, como o alumínio e suas ligas e o cobre e suas ligas, podem passar pelo processo de extrusão. Também é possível fabricar produtos de aço ao carbono e aço inoxidável por meio de extrusão. Produtos de plástico, principalmente embalagens, também são fabricados por extrusão. No que se refere ao uso do alumínio, as variedades de perfis que se pode fabricar é quase ilimitada. As