Tração do aço
PUC Minas – Campus Poços de Caldas
Engenharia Civil
Julia Vilela
Matheus Galvão
Ulisses Iwata
RESISTÊNCIA À TRAÇÃO - AÇO
Poços de Caldas - MG
2014
Julia Vilela
Matheus Galvão
Ulisses Iwata
RESISTÊNCIA À TRAÇÃO – AÇO
Relatório técnico apresentado como requisito parcial da disciplina de Materiais de Construção Civil II do curso de Engenharia Civil.
Poços de Caldas - MG
2014
Sumário
1 – OBJETIVO 04
2 – INTRODUÇÃO 05
3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
4 – RESULTADOS DO ENSAIO 09
5 – CONCLUSÃO 11
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo demonstrar o comportamento do aço quando submetido ao esforço de tração.
2. INTRODUÇÃO
Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variáveis entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.
O aço é usado na construção civil graças a sua grande resistência à tração.
Em estruturas de concreto armado, o aço é o responsável pelo combate a esse tipo de esforço, já que o concreto apenas resiste à compressão.
É amplamente usado, não só em conjunto com o concreto, formando o concreto armado, mas também pode servir como estrutura, substituindo o concreto, mas causando um aumento exorbitante no custo do empreendimento, muitas vezes se fazendo desnecessário, mesmo tendo uma resistência muito mais elevada.
O aço é um material 100% reciclável, e pode ser utilizado em qualquer tipo de obra, desde o mais simples, até o mais complexo, desde que analisada sua viabilidade, custo-benefício, etc.
Optar por um sistema construtivo baseado em estruturas metálicas garante maior rapidez e menor impacto no canteiro, se comparado a uma construção tradicional. O uso do aço proporciona a precisão de