Traços culturais
No presente trabalho pretendo falar sobre um determinado traço cultural, referente a religião Islâmica, o casamento Islâmico, (Nikah’ acordo do casamento muçulmano). E de nosso conhecimento que Traço cultural é uma marca distintiva e possível de se definir dentro de uma cultura, sendo portanto este o motivo da escolha do tema em analise.
2. Casamento Religioso Islâmico (Nikah)
Sendo o Nikah um traço cultural que provem do Islam, acho conveniente explicar oque e Islam. Islam e uma palavra que deriva da palavra Árabe Salam, que significa Paz, pureza, submissão e obediência. Os seguidores do Islam são designados Muçulmanos que literalmente significa submissos a vontade de Deus. O Islam e guiado pelo livro sagrado designado Alcorão ou Curran, é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Muhamad recebeu do anjo Jibrail. Este livro é dividido em 114 capítulos. (VOZ DO ISLAM, 1980)
Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Muhamad (Maomé). A Sharia (caminho a seguir) define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. (Idem)
3. O Nikah
Segundo a Shariah, a forma correta e adequada de relação entre o homem e a mulher é através do casamento, que é a relação onde ambos assumem compromisso e responsabilidades sociais, e que tem por resultado a instituição da família. Os comportamentos irresponsáveis e as relações ilícitas entre homens e mulheres fora do casamento, são vistas pela Shariah não como meros divertimentos inocentes, mas como actos que colocam em risco as raízes da sociedade humana. Por isso qualquer tipo de relação sexual extra-matrimonial é visto como um grave crime, passível de punição, para que este comportamento anti-social não se generalize. Ao mesmo tempo, o Islam tenta purificar e libertar a sociedade de todas as actividades que