traços culturais brasileiro
“Dentro desse critério genérico cinco traços fundamentais foram citados na figura acima: hierarquia, personalismo, malandragem, sensualismo e aventureiro” (MOTTA e CALDAS, 1997, p. 45).
Posteriormente para maior compreensão será feito um relato sobre os traços culturais brasileiros mencionados no quadro 01.
5.3.1 Hierarquia
“Estabeleceu-se uma nobreza episcopal com gestos de quem abençoa ou pacifica na verdade de quem manda e domina” (Freyre,1996 apud Motta e Caldas 1997 p.45) .
Para Prado Jr. (1969) apud Motta e Caldas (1997), é essencial lembrar que o sistema escravocrata brasileiro renasceu de uma instituição que parecia sempre abolida do Ocidente. No mundo antigo, o escravo não era senão a resultante de um processo evolutivo natural, de um conjunto da vida social, material e moral, em que muitas vezes diferentes raças se alternavam entre conquistados e conquistadores. Por sua vez, na colonização da América, restaurou-se uma escravidão que não é ligada a passado ou a nenhuma tradição. Seu único objetivo era utilizar-se deste recurso que era o escravo, arrancando-o de seu habitat natural, como uma cirurgia, para ser usado e explorado como instrumento na obtenção de oportunidade do Novo Mundo.
Para Motta e Caldas (1997) assim, o inicio das primeiras relações sociais não advém de formas anteriores de