TRAÇANDO TENDENCIAS EM LOGISTICA
A logística empresarial é um campo fascinante e em expansão, com potencial para alta administração. Para todos os efeitos, a pratica moderna da logística empresarial configura nova disciplina porem isto não significa que as atividades essenciais de transporte, manutenção de estoques e processamentos de pedidos são novidades. Entretanto, foi recentemente que uma filosofia integrada esteve disponível para guiar seus passos.
Antes de 1950:
Até 1950, o campo permanecia em estado de dormência. As empresas praticamente não se preocupavam com a concorrência e muito menos em prestar serviços aos seus clientes em níveis satisfatórios. Nessa época as atividades logísticas eram fragmentadas e administradas por todos os departamentos das empresas. Ou seja, o transporte era encontrado frequentemente sobre o comando gerencial da produção, os estoques eram responsabilidade de marketing, finanças ou produção, e o processamento de pedidos era controlado por finanças ou vendas. Essa fragmentação acarretava em muitos conflitos no fluxo das informações, ocasionando muitos atrasos nas entregas e controles ineficientes nos estoques. A atividade logística militar na Segunda Guerra Mundial foi um inicio para muitos dos conceitos logísticos utilizados atualmente. O clima era para vender e produzir, os lucros eram altos, certa influencia na distribuição de produtos podia ser tolerada.
1950-1970:
Entre 1950 e 1970 foi a época para de decolagem para a teoria e a pratica da logística. O mercado passa por um momento favorável a novidades na área administrativas, além de algumas condições econômicas e tecnológicas que encorajaram o desenvolvimento da disciplina. Quatro condições foram identificadas, foram elas: alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores,