Traumatismo Raquimedular
1) O trauma constitui um problema no atendimento pré-hospitalar. Nesse atendimento, deve-se realizar todas as fases do atendimento inicial, exceto a alternativa:
a) Ressuscitação.
b) Reposição hipovolêmica.
c) Estabilização da via aérea.
d) Avaliação secundária detalhada.
2)No atendimento ao paciente politraumatizado grave, deve-se rapidamente identificar lesões e instituir medidas terapêuticas. A avaliação rápida e eficiente, respeitando-se uma sequência lógica de prioridades para manutenção da vida. Leia atentamente as afirmativas e seguir e assinale a alternativa correta à ordem de prioridades a esse paciente:
a) vias aéreas com controle da coluna vertebral; respiração e ventilação, circulação com controle de hemorragia; avaliação neurológica; exposição e controle ambiental.
b) vias aéreas prévias; avaliação neurológica; respiração e ventilação; controle de hemorragia; controle da coluna lombar.
c) respiração e ventilação; circulação com controle da hemorragia; vias aéreas prévias.
d) circulação e controle de hemorragia; respiração e ventilação; vias aéreas prévias e controle ambiental.
3)Com relação à assistência às vítimas de trauma, é correto afirmar, exceto:
a) trauma não é grave problema de saúde pública.
b) o melhor método de abertura de vias aéreas no trauma é o alinhamento e estabilização da cabeça, elevando o queixo.
c) Checar a segurança da cena do acidente, antes de socorres uma vítima de atropelamento, não é um simples detalhe dispensável.
d) Em toda vítima politraumatizada, deve-se imobilizar a coluna cervical e abrir as vias aéreas com a projeção do ângulo da mandíbula como primeiro passo.
4) A escala de Glasgow é bastante utilizada em alguns pacientes gravemente enfermos. Essa escala tem finalidade de:
a) Avaliar o nível de consciência, por abertura ocular, melhor resposta verbal e melhor resposta motora, além de só ser realizada por médicos treinados com especialização em neurologia.