trauma e doencas ipertencivas

3085 palavras 13 páginas
Introdução
Neste presente trabalho falaremos de aspectos ligados as doenças não transmissíveis que condicionam a saúde pública. Falaremos de duas doenças onde dentre elas há uma relação na contracção e acção patológico, nomeadamente o trauma e a hipertensão arterial.
Estas doenças são relativamente pandemias, por apresentarem grandes porções de ocorrências a nível mundial, uma vez que tem se verificado com maior incidência e a disseminação dos mesmos, devido ao estilo de vida e comportamentos em relação as condições de sobrevivência humana.

Objectivos
Descrever as características epidemiológicas e clínicas das doenças não transmissíveis.
Descrever as medidas preventivas e de controlo
Avaliar em cada doença quanta adesão ao tratamento

Definições chave:

Traumatismo humano – e agressão por feras e predadores, disputas por posse de territórios, tribos na luta diária pela sobrevivência.
Trauma – conjunto de perturbações causadas subitamente por um agente físicopsicosocial.
Trauma físico – e uma lesão ou ferida mais ou menos extensa, produzida por acção violenta, de natureza física ou química.
Trauma psicológica – e um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um acontecimento.
Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.

Características epidemiológicas
Dentre o conjunto de lesões decorrentes das causas externas, o traumatismo cranioencefálico destaca-se em termos de magnitude, tanto em mortos quanto em feridos. Este estudo visa avaliar epidemiologicamente os casos do mesmo, ocorridos anualmente, analisando-os quanto a idade, sexo, procedência, etiologia do trauma, conduta e exames complementares. No Brasil, no conjunto de lesões decorrentes das

Relacionados