tratos da medula
Unidade Arcos
Curso de Enfermagem – 2° período – Turno Noite
Disciplina: Fisiologia Humana e Biofísica
Tratos da medula Espinal presentes na substância branca
1 – Substância Branca da Medula Espinal
A substância branca da medula espinal pode ser dividida em três funículos, chamados funículo anterior, lateral e posterior. Estes funículos são visualizados na parte externa da medula espinal e são separados por sulcos longitudinais que percorrem toda a extensão da medula. Cada funículo contém diversos feixes de fibras que conduzem impulsos nervosos em sentido descendente ou ascendente. Alguns desses feixes começam e terminam na própria medula e são constituídos por fibras de associação. Outros têm origem supramedular ou então, tendo origem na medula, terminam em níveis acima dela, sendo formados por fibras de projeção.
2 – Tratos descendentes
Os principais feixes de fibras descendentes da medula espinal são chamados tratoscórtico-espinais. Estes feixes começam no córtex cerebral e terminam na medula espinal.
Quais são estes tratos?
Trato córtico-espinal lateral – trato motor – importante para a realização dos movimentos voluntários.
Trato córtico-espinal anterior - trato motor – importante para a realização dos movimentos voluntários.
Estes dois tratos são cruzados e por causa disso, o córtex cerebral do lado esquerdo irá controlar a musculatura do lado direito, enquanto o hemisfério direito irá controlar a musculatura do lado esquerdo.
Os tratos córtico-espinais passam pelas pirâmides do bulbo e são chamados de feixes piramidais. Além deles, existem outros feixes descendentes na medula que não passam pelas pirâmides bulbares (extra-piramidais). Dentre esses, são importantes três tratos que têm origem em estruturas do tronco encefálico e daí descem para influenciar os neurônios
motores da medula. São eles: tratos rubro-espinal, vestíbulo-espinal e retículo-espinal.
Todos