Tratamentos Estéticos
ESTUDO DOS EFEITOS DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO
FACIAL EM MULHERES ENTRE 50 E 60 ANOS DE IDADE.
Viviane Lucci Busnardo1, Mayra Figueiredo de Azevedo2
RESUMO
A radiofreqüência é indicada em todos os processos degenerativos que impliquem na diminuição ou retardo do metabolismo, irrigação e nutrição, sendo usado geralmente nas patologias crônicas. Os efeitos térmicos da radiofreqüência provocam a desnaturação do colágeno promovendo imediata e efetiva contração de suas fibras, ativando fibroblastos e ocorrendo a neocolagenização em diâmetro, espessura e periodicidade, levando a reorganização das fibras colágenas e subseqüente remodelamento do tecido (CARVALHO e SILVA, 2011). O objetivo desse estudo é analisar e quantificar os efeitos de um programa de tratamento de 8 semanas de radiofreqüência Spectra® na melhora das rugas, da tonicidade, do aspecto da pele e do contorno facial. Foram avaliadas 16 mulheres na faixa etária de
50 a 60 anos, IMC inferior a 29,9, não-tabagistas, sedentárias e com fototipo II e III segundo Fitzpatrick. Estas foram divididas em 2 grupos, um grupo controle, que não participa no protocolo de tratamento, e um grupo experimental, que é submetido ao tratamento oferecido. Ambos os grupos foram avaliados no início do tratamento e serão avaliados ao final do mesmo, segundo ficha de avaliação facial e por meio da fotogrametria. Palavras-chave: Radiofrequência, contorno facial, fototipo, fotogrametria.
INTRODUÇÃO
A radiofreqüência é aplicada com êxito em tratamentos da pele na flacidez facial e remodelador corporal. A energia gerada pela radiofreqüência penetra em nível celular na epiderme, derme e hipoderme e alcança inclusive as células musculares. Quando passa pelos tecidos, a corrente gera uma ligeira fricção ou resistência dos tecidos, produzindo uma elevação térmica da temperatura tissular.
No momento em que o organismo detecta uma maior temperatura que o fisiológico, aumenta a vasodilatação com