Tratamento
Departamento de Odontologia
APRESENTAÇÃO DE CASO CLINICO
Disciplina de Dor e Disfunção Temporo Mandibular
Bruna Costa
Belo Horizonte
2014
Tratamento
Após o diagnostico de dor miofacial, deve-se selecionar o tratamento. Há diversos métodos, todos com o objetivo de eliminar pontos gatilhos, restauração da amplitude de movimento , aumento da força muscular e diminuição da dor. Além dos tratamentos, o dentista deve educar o paciente sobre seu auto-cuidado, para que saibam lidar com as recorrências, fatores precipitantes e/ou perpetuantes.
Drogas
As classes usadas são antiinflamatórios não esteróides, antidepressivos tricíclicos e miorrelaxantes.
Suas ações estão ligadas aos aspectos secundários.
Injeção
Injeção de anestésico no ponto gatilho, seguindo de alongamento do músculo apresenta-se uma técnica efetivas, mas que necessita de habilidade do cirurgião dentista.
Spray
O spray frio tem se mostrado eficiente, pois funciona como um anestésico local de efeito rápido, permitindo a movimentação do músculo pelo cirurgião dentista.
Laser
A laser terapia de baixa intensidade esta baseada na irradiação de algumas áreas especificas e inter-relacionadas: área acometidas, trigger points, áreas de dor referidas, trocos e/ou raízes neurais e pontos de acupuntura. Lasers emitidos no infravermelho próximos são os mais indicados devido a sua maior penetrabilidade. Na verdade o tratamento baseia-se nas respostas de cada paciente, as quais auxiliam o CD no redirecionamento da terapia quanto à freqüência e a dose, inclusive para o período de manutenção, quando a dor não esta mais freqüente. Sendo a laser terapia de baixa intensidade uma modalidade terapêutica com as principais características de analgesia, desinflamação e biorregulação das funções fisiológicas.
Placa estabilizadora oclusal
As placas oclusais têm vários usos, um dos quais é promover temporariamente a posição articular ortopédica mais estável, mas também