Tratamento e beneficiação do ferro
O Tratamento ou Beneficiamento de minérios consistem de operações que buscam modificar a granulometria, a concentração relativa e/ou a forma dos minerais, sem que haja a modificação das identidades química e física destes. Desta maneira, visa-se, através de operações de concentração, remover os minerais de ganga (conjunto de minerais não aproveitáveis de um minério) dos minerais de minério (minerais valiosos, passíveis de serem explorados economicamente).
Todo projeto de beneficiamento de minério deve fazer parte do Plano de Aproveitamento Econômico, devendo constar de pelo menos:
Caracterização do minério;
Fluxograma de processos de equipamentos;
Balanços de massa e metalúrgico;
Caracterização dos produtos, subprodutos e rejeitos;
Planta de situação e arranjo geral da usina em escala adequada;
Entre outros.
Os principais processos de beneficiamento são:
Fragmentação
Classificação
Concentração
Amostragem
Manuseio dos materiais
Disposição dos rejeitos
Desaguamento
Fragmentação
Trata-se de uma técnica que baseia-se na diminuição granulométrica dos minerais até que os minerais úteis possam ser fisicamente liberados dos minerais indesejáveis. Ela engloba as etapas de britagem, onde as partículas atingem diâmetros de aproximadamente 1 mm, e moagem, que proporcionam tamanhos ainda menores para as partículas (ex: 0,074 mm).
A partir do minério de ferro, produz-se:
Granulado: material grosseiro peneirado a partir do ROM britado e com tamanho máximo variável.
Sinter feed: para ser utilizado na siderurgia, o sinter feed é submetido a uma operação de aglomeração, na qual se forma o sínter, produto que alimenta o alto forno. O sinter feed de Carajás é considerado referência mundial, com alto teor de ferro, baixos níveis de impurezas e boas propriedades metalúrgicas.
Pellet feed: material super fino com alto teor de ferro e baixos níveis de impurezas. Para ser utilizado no alto forno, ele deve passar pela