Tratamento Térmico
O Tratamento Térmico é uma das etapas finais de confecção de ferramentas. Normalmente erros anteriores ao Tratamento Térmico, se manifestam nesta etapa. Quebra precoce de uma ferramenta nem sempre está associada ao tratamento térmico. Esta, pode estar associada ao projeto, uso do material incorreto ou não - conforme, usinagem incorreta ou uso inadequado da ferramenta.
Os tratamentos térmicos são divididos em duas classificações:
Tratamentos térmicos calóricos - São os tratamentos térmicos baseados em processos que envolvam o aquecimento de peças somente com calor, sem adição de elementos químicos na superfície do aço.
Tratamentos termoquímicos - São os tratamentos térmicos baseados em processos que, além de evolver calor, existe a adição de elementos químicos na superfície do aço.
Tempo
Aquecimento
Resfriamento
Tratamento Térmico
O tratamento térmico pode ser definido de forma simples como um processo de aquecimento e/ou resfriamento de um determinado material, de forma controlada, com o objetivo de modificar sua estrutura para conferir a ele novas propriedades. O tratamento térmico pode alterar nos aços as seguintes propriedades: tensões internas, dureza,resistência mecânica,dutibilidade, usinabilidade, resistência ao desgaste, propriedades de corte, resistência à corrosão, resistência ao calor e propriedades elétricas e magnéticas.
RECOZIMENTO
Tratamento térmico que consiste no aquecimento à temperatura crítica, permanência durante tempo pré-determinado e resfriamento controlado. Dá-se um calor a peça até a zona crítica
Recozimento para recristalização
Tratamento térmico, através do qual o material recristaliza-se, resultando uma estrutura com novos grãos, o tamanho de grão dessa