Tratamento térmico de aços
Austêmpera: tratamento isotérmico composto de aquecimento até a temperatura de austenização, permanência nesta temperatura até completa equalização, resfriamento rápido até a faixa de formação da bainita, permanência nesta temperatura até completa transformação.
Austenitização: transformação da estrutura da matriz existente em estrutura austenítica através de aquecimento. Pode ser parcial (aquecimento dentro da faixa de transformação) ou completa (aquecimento acima da faixa de transformação).
Beneficiamento: tratamento térmico composto de têmpera seguida de revenimento, em temperatura adequada, destinada a obtenção de maior tenacidade combinada com certas propriedades de resistência.
Boretação: tratamento termoquímico em que se promove enriquecimento superficial com boro.
Carbonitretação: tratamento termoquímico em que se promove o enriquecimento superficial simultâneo com carbono e nitrogênio.
Cementação: tratamento termoquímico em que se promove o enriquecimento superficial com carbono.
Cementação a gás: cementação realizada em meio gasoso.
Cementação a vácuo: cementação a gás em que se produz vácuo no forno antes da injeção de gás carbonetante.
Cementação em banho de sal: cementação realizada em meio líquido (sal fundido).
Cementação em caixa: cementação realizada em meio carbonetante sólido, dentro de um recipiente fechado, em cujo interior a peça é levada ao forno.
Coalescimento: tratamento térmico de recozimento com a finalidade de se obterem os carbonetos sob forma esferoidal. Usualmente é caracterizado por permanecia em temperatura ligeiramente superior ou inferior ao ponto A1 ou oscilação em torno de A1 e resfriamento lento. Também denominado esferoidização.
Descarbonetação: redução do teor de carbono em toda a extensão ou parte do material.
Descarbonetação parcial: redução parcial do teor de carbono em toda a extensão ou parte do material.
Descarbonetação superficial: Descarbonetação parcial ou total,