tratamento termico
Tempera: A consiste em três processos básicos, aquecimento, manutenção da temperatura e resfriamento. Podendo o aquecimento ser obtido de varias fomas como por exemplo o uso de fornos, maçaricos, indução e outros mais e o seu resfriamento sendo feito através de água ou óleo. Há muitos séculos atrás o homem descobriu que com aquecimento e resfriamento podia modificar as propriedades mecânicas de um aço, isto é, torná-los mais duro, mais mole, mais maleável, etc. existem também varias formas de se fazer um tempera por exemplo o estacionário: a peça fica parada e o operador passa a chama através do maçarico aquecendo assim a peça para depois resfriá-la. Outro método é o progressivo: Onde a peça movimenta e as chamas ficam fixas e o combinado: Onde os dois se movem simultaneamente. Dependendo do material e técnica utilizada a superfície do material pode chegar até a espessura de 10 mm.
Revenimento: É um processo igual a tempera, passa por aquecimento, manutenção da temperatura e resfriamento podendo o seu resfriamento ser feito com água ou óleo, e também podendo ser resfriada naturalmente. O revenimento é feito em peças já temperadas e a sua função é basicamente diminuir um pouco a dureza da peça temperada, porém aumenta consideravelmente a sua resistência aos choques.
Recozimento e/ou normalização: Um tratamento menos utilizados que os anteriores, porém com a mesma importância. Os tratamentos térmicos consiste nos processos básicos, aquecimento, manutenção da temperatura e resfriamento com o recozimento e normalização não seria diferente porém o seu resfriamento é o diferenciado, podendo ser feito de forma natural deixando a peça esfriar ao ar livre. Lembrado que o resfriamento deve ser feito lentamente, colocados em caixas com areia, cal, cinza e outros materiais. O recozimento é o tratamento térmico que tem por finalidade eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas resultantes