Tratamento químico em piscinas
Possuir e cuidar de uma piscina pode custar pouco e consumir menos tempo do que você imagina.
Para manter uma água limpa e cristalina, existem fatores essenciais que precisam ser atendidos, os quais chamados de tratamento físico e tratamento químico.
Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza física com acessórios (aspiração remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros) e à filtração da água.
A correta filtração garante que os produtos químicos adicionados à piscina funcionem de maneira eficaz.
Ao considerar o fator tratamento químico, falaremos sobre o equilíbrio químico e a ação dos produtos químicos na água, como a aplicação do cloro (cloração) e a manutenção da piscina. O equilíbrio químico da água consiste no ajuste da alcalinidade total e do pH; é essencial para a ação eficaz de todos os produtos necessários ao seu tratamento. A cloração assegura que a piscina fique livre das bactérias, vírus e fungos, entre outros, enquanto que os demais produtos, como os algicidas e os floculantes, servem para eliminar as algas e manter a água da piscina cristalina, respectivamente.
A prevenção é a melhor solução. É muito importante não abandonar a piscina principalmente no inverno. Tratando-a regularmente, você economizará tempo e dinheiro.
Vale a pena lembrar que tratar corretamente da piscina é mais do que simplesmente acrescentar cloro. Com este manual, você verá que é muito fácil manter a água da piscina saudável e cristalina.
TRATAMENTO FÍSICO
Uma parte importante do tratamento da piscina refere-se ao tratamento físico. Nele abordaremos assuntos relativos à limpeza da área em volta da piscina, suas bordas, superfície, bem como a filtração e o sistema da circulação da água.
LIMPEZA FÍSICA
O primeiro passo é limpar a área ao redor da piscina. É preciso varrer sempre no sentido oposto da piscina. Isso evitará que a sujeira caia dentro da água e,