TRATAMENTO MECÂNICO BIOLÓGICO DE RESÍDUOS
Em virtude deste problema, nasce uma nova alternativa para lidar com tal: o tratamento mecânico biológico de resíduos. Ele consiste em amenizar esta quantidade de lixo acumulada pelo homem, visando à reciclagem dos resíduos que possam passar por tal processo, e o reaproveitamento da matéria orgânica que pode formar energia, adubo, entre outros.
Para o tratamento dos resíduos orgânicos, há três principais procedimentos: a digestão anaeróbia, aeróbica e a compostagem. Já para o tratamento dos resíduos mecânicos, é utilizado o processo de triagem.
O tratamento mecânico biológico de resíduos ainda está em fase de difusão pelo mundo. Este trabalho, por sua vez, tem a proposta de difundir este processo na sociedade, para mostrar as vantagens e desvantagens do uso deste tratamento, aprofundando-se no tema.
Com o auxilio de artigos já disponíveis sobre o assunto, o projeto está sendo referenciado com base nesses estudos, para que se possa ter um olhar mais técnico e verídico quanto ao tema proposto.
Está ideia, é, portanto, inovadora, pois hoje não há qualquer estudo com consciência ambiental que não seja de suma importância para o futuro da humanidade.
Resíduos são definidos como tudo aquilo que não é aproveitado pela atividade humana, proveniente das indústrias, comércio, residências e outros meios de consumo humano. Como exemplo, pode-se citar o lixo, que é produzido de diversas maneiras, como também aqueles materiais que não podem ser descartados em lixos comuns por serem altamente tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente. Os resíduos podem se classificar em: líquidos, sólidos, gasosos ou tóxicos. São de dois tipos: orgânicos e inorgânicos. Orgânicos são aqueles provindos da matéria viva: restos de alimentos, fezes, entre outros. Já