Tratamento Farmacológico dos Transtornos de Ansiedade: Transtorno de Ansiedade Generalizada
Área de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Psicofarmacologia
Tratamento Farmacológico dos Transtornos de Ansiedade:
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Santa Maria
12 de Maio de 2014
1. Introdução Ansiedade é um estado emocional, um sentimento inerente ao ser humano. Todos sentimos ansiedade em situações como, por exemplo, a expectativa de algo que possa vir a dar errado. Nada mais normal do que sentir ansiedade frente a incertezas. Essas reações emocionais são importantes para o ser humano que, dessa forma, se prepara para lidar melhor com essas condições.
Entretanto, em alguns casos, reações de medo e ansiedade podem ocorrer de forma tão intensa e constante que causam um sofrimento enorme ao acometido e prejuízo em sua capacidade de lidar com seu trabalho, estudo família, etc. Estamos falando, nesses casos, dos transtornos de ansiedade. Pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade generalizada, fobias, ansiedade social e estresse pós-traumatico são os principais transtornos de ansiedade e variam conforme os sentimentos e situações envolvidos.
Quando o quadro tende a se prolongar ou aprofundar, interferindo com o desempenho normal do individuo, torna-se necessário a sua avaliação clínica e eventualmente, a instituição de algum tipo de tratamento, seja ele terapêutico, medicamentoso ou ambos associados. Neste trabalho, vamos falar mais especificamente sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada, suas características diagnósticas e tratamentos farmacológicos atuais.
1. Tratamento Farmacológico da Ansiedade (Transtorno de Ansiedade Generalizada) A resposta ao medo normal e a estímulos ameaçadores compreende vários componentes, inclusive comportamentos defensivos, reflexos autonômicos, despertar e alerta, secreção de corticosteroides e emoções negativas. Nos estados ansiosos, essas reações ocorrem de maneira antecipatória, independentemente de eventos externos. A