tratamento do diabetes celulas tronco
Células-tronco são células progenitoras auto-renováveis que podem se diferenciar em um ou mais tipos de células especializadas. Estas células possuem diversas características que as qualificam como uma fonte potencial para terapia celular. Teoricamente, possuem capacidade ilimitada de replicação e, se adequadamente tratadas, podem se diferenciar em qualquer tipo celular do corpo humano adulto. Basicamente, dois tipos de células-tronco estão sendo investigadas: células-tronco provenientes de tecidos embrionários (ES - embryonic stem cells) e células-tronco adultas.
Nos últimos tempos, muitos tipos de terapias, baseadas na utilização de células-tronco, vêm sendo propostos para o tratamento de várias doenças degenerativas. Uma delas é a aplicação de células- tronco para a reposição de ilhotas não funcionais no órgão nativo, ou seja, o uso de células-tronco como uma fonte inesgotável de células beta para transplante.
A descoberta de métodos para isolar e cultivar células-tronco embrionárias humanas, em 1998, por James Thomson, renovou as esperanças de médicos, pesquisadores e pacientes diabéticos e suas famílias de uma cura para o diabetes tipo I e, talvez, até mesmo, para o diabetes do tipo II. Em teoria, células-tronco embrionárias podem ser cultivadas e tratadas para se diferenciarem em qualquer tecido/célula do corpo, até