Tratamento de águas industriais
TRATAMENTO DE ÁGUA DE EM SISTEMA DE CALDEIRA
Num sistema de geração e distribuição de vapor, os problemas de incrustação, corrosão e arrastes devem ser minimizados para que se obtenha eficiência, confiabilidade e o máximo período de vida útil dos equipamentos.
BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO
A correta utilização do Programa de Tratamento de água desses equipamentos tem por finalidade atingir os seguintes benefícios: > Economia de combustível através de uma melhor taxa de transferência de calor obtida pela adequada prevenção do processo de formação de depósitos e incrustrações; > Aumento da vida útil da caldeira obtida pela eliminação da necessidade de retubulações graças ao perfeito controle sobre a corrosão normalmente presente nestes equipamentos; > Diminuição dos custos operacionais evitando as paradas para limpezas mecânicas e lavagens químicas eventuais; > Produção de um vapor de melhor qualidade. resultante da eliminação do arraste químico de água da(s) caldeira(s); > Maior segurança para a equipe de operadores graças a maior integridade do(s) equipamento(s); > Eliminação do risco de perda de lucro cessante devido a impossibilidade de ocorrência de paradas não programadas causadas por problemas com o tratamento de água; Maior produtividade para o sistema gerador de vapor obtido pela integração de todos os benefícios anteriormente listados.
TRATAMENTO DE ÁGUA EM SISTEMA DE RESFRIAMENTO (Torres de resfriamento e água gelada)
Os três principais problemas relacionados ao tratamento de águas em sistemas de água de resfriamento podem ser separados em: • Corrosão, • Deposição ou Incrustação, • Crescimento Microbiano. Esses três tipos de problemas ocorrem sempre em conjunto, interligados, variando de intensidade de acordo com as características das águas, condições ambientais e sistemas industriais. Há necessidade de se controlar estes problemas para que se obtenha a maximização do rendimento e da vida útil dos equipamentos de