Tratamento de água
Fases: Captação Remoção de sólidos grosseiros Mistura rápida Floculação Decantação Filtração Desinfecção Adição de flúor Controle de pH
Tratamento de água
Após a captação de represas e rios, a água é bombeada para as estações de tratamento.
Tratamento de água
Remoção de sólidos grosseiros A primeira etapa do tratamento consiste em retirar os detritos sólidos, (folhas, gravetos, pequenos pedaços de madeira) A retirada dos sólidos é feita através de um sistema composto por grades que vão de grosseiras a finas.
Tratamento de água
Mistura rápida A água bruta chegam aos tanques de mistura rápida onde recebe produtos químicos, (como sulfato de alumínio, cloreto férrico), formando compostos insolúveis, coagulados.
Tratamento de água
Floculação Após a mistura rápida, a água segue para os tanques de floculação, onde fica retida por um certo período e é ligeiramente agitada, estimulando a produção de flocos.
Tratamento de água
Floculação Em pH próximo a 4 a espécie predominante será o alumínio hidratado (que tem potencial de repulsão menor) Em pH superior a 7, o principal produto é Al(OH)3, composto insolúvel capaz de promover coagulação mútua. Por esse motivos em alguns tratamentos é adicionado cal para que o pH seja elevado.
Tratamento de água
Decantação Logo depois, a água segue para os tanques de decantação, onde os flocos, por serem mais densos que a água, depositam-se no fundo. A água é recolhida na superfície.
Tratamento de água
Filtração Depois de decantada a água segue para os filtros, que são compostos por uma camada de carvão mineral e diversas camadas de areia de várias espessuras, para reter as partículas de sujeira ou mesmo microrganismos que se encontram na água. Nesta fase a água fica com o aspecto de límpida.
Tratamento de água
Desinfecção Nessa etapa é adicionado cloro para desinfecção da água, eliminando microorganismos patogênicos prejudiciais à saúde.
Tratamento de água
Adição de flúor