Tratamento de água
Coagulação: É o primeiro estágio de tratamento da água. A água recebe uma dosagem de sulfato de alumínio, que faz com que as partículas sólidas (sedimentos, argila) se aglomerem.
Floculação: A floculação é uma continuação da Coagulação. A água que já recebeu a dose de sulfato de alumínio, segue para um tanqeu de concreto, e então fica em movimento, fazendo com que as partículas se transformem em blocos mais pesados.
Decantação: Neste estágio, as impurezas que já estão aglutinadas, e "transformadas" em flocos, irão se separar da água, devido a gravidade, sendo empurradas direto para o fundo dos tanques.
Filtração: Na filtração, a água passa por filtros com várias camadas de seixos (pedra de rio),de areia e carvão mineral. Os filtros contém diversas granulações, fazendo com que as impurezas que não foram limpas nos estágios anteriores (por serem finas demais) sejam eliminadas da água.
Desinfecção: Neste ponto, a água já aparenta ser limpa e potável o suficiente para ser consumida, mas apenas a olho nu. O processo de desinfecção serve para criar uma maior proteção para infecções. Este processo é feito de diversas maneiras, mas principalmente através do Cloro (ou líquido ou gasoso) ou ozônio. A cloração serve para eliminar os germes nocivos à saúde (patogênicos) e garante a qualidade da água.
Fluoretação: A fluoretação é um estágio opcional. Aqui, a água recebe uma dosagem adequada de fluorssilicato de sódio ou de ácido fluorssilícico. Estas substâncias são adicionadas à aqua com o intuito de reduzir a aparição de cáries dentárias, principalmente nas crianças até os 12 anos (Período de formação dos dentes). Pelo fato