Tratamento de água
OPERAÇÀO DE ETA
Ciclo Hidrológico
Hidrologia: Ciência que trata dos fenômenos relativos à água em todos os seus estados, da sua distribuição e ocorrência na atmosfera, superfície terrestre e no solo e da relação desses fenômenos com a vida, as atividades do homem e suas reações com o meio ambiente.
Apesar de bastante simplificado, o ciclo hidrológico é um meio conveniente de apresentar os fenômenos hidrológicos servindo também para dar ênfase as quatro fases básicas de interesse, que são:
- Precipitação - Evaporação e transpiração - Escoamento superficial - Escoamento subterrâneo
Mananciais
São nascentes ou fontes abundantes de água, que podem ser superficiais (bacia hidrográfica) ou subterrâneas (lençóis d’água), que no caso de abastecimento público sirvam como fonte de suprimento de água.
COLETA DE AMOSTRA
A coleta de uma amostra consiste em obter uma pequena quantidade de material que represente, tanto quanto possível a massa global da água que vai ser analisada. A validade dos resultados analíticos, feitos em laboratório, depende de como foi colhido a amostra. De nada adiantaria fazer uma análise com todo o cuidado se a amostra foi colhida indevidamente. O trabalho de colher a amostra é muito simples, quando se trata de material homogêneo, porém, torna-se cada vez mais difícil se é heterogêneo.
A coleta se destina basicamente a três tipos de análises: Físico-química, Bacteriológica e Hidrobiológica.
Material Necessário
Frasco de PVC, 2 l e 5 l com tampa rosqueável. Frasco de vidro, 125ml com tampa esmerilhada Frasco de Nalgene, 220ml com tampa rosqueável Fichas de coleta
OPERAÇÃO
CASO 1 – Exame Físico-Químico
- Lave, várias vezes, o frasco com água a ser coletada. - Encha o frasco com água: a) Mergulhando cerca de 15 cm da superfície de modo que a boca fique contra a correnteza (quando a coleta for no manancial); b) esgote a linha durante 3 a 5