Tratamento de água
FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA
PROJETO DE TRATAMENTO E BOMBEAMENTO DE ÁGUA NA FAZENDA RIBEIRÃO
Disciplina: Saneamento Ambiental
Discente: Bruno Porto de Lima (3º semestre)
Cuiabá, junho de 2011
1.1 INTRODUÇÃO
O tratamento físico-químico da água e efluentes em Estação de Tratamento de Água (ETA) é usado para: Controle de poluentes não removidos por processos biológicos convencionai, Tratamentos de água potável - Estações de Tratamento de Água (ETA´s) e para reduzir a carga orgânica precedendo o tratamento biológico diminuindo o dimensionamento da ETE.
A disponibilidade hídrica do planeta vem diminuindo acentuadamente devido ao aumento excessivo do consumo de água, do desperdício e da poluição dos corpos d’água. Isto tem levado as indústrias a adotarem estratégias de gerenciamento dos recursos hídricos. Por isso, nossa empresa usara da conservação da água como ferramenta indispensável para reduzir de modo sistemático o consumo de água e geração de efluentes, se adequando a realidade de escassez hídrica.
A aplicabilidade das estações de tratamento de água - ETA - não está restrita somente à potabilização, mas também como complemento de sistemas de recirculação, torre de resfriamento, usos industriais e, mais recentemente, como unidades de polimento para possibilitar o reuso de efluentes sanitários e/ou indústrias pré-tratados.
Com a escassez dos recursos hídricos renováveis e o aquecimento global cada vez mais evidente, o Tratamento de Água torna-se imprescindível não só às indústrias como insumo, mas à população em geral. Primeiramente deve ser constituída uma equipe de tratamento capaz de identificar as oportunidades de racionamento e recurso da água, estudá-las, programá-las. Ressalta-se que o apoio da gerencia da indústria é primordial para o sucesso do programa. O cronograma de atividades consta das seguintes fases: - Levantamento Hídrico; -