Tratamento de água para abastecimento
11.1 – Generalidades: A água quimicamente pura não existe à superfície da terra. A expressão água pura é usada como sinônimo de água potável, para exprimir que uma água tem qualidade satisfatória para o uso doméstico.
Diz-se que uma água é contaminada quando ela contém organismos potencialmente patogênicos ou contém substâncias tóxicas que torna perigosa, e portanto, imprópria para o consumo humano ou uso doméstico.
Diz-se que uma água é poluída quando ela contém substâncias de tal caráter e em tais quantidades que sua qualidade é alterada de modo a prejudicar a sua utilização ou a torná-la ofensiva aos sentidos de visão, paladar e olfato.
As substâncias, que pelos seus caracteres próprios, ou pelos elevados teores, causam a poluição da água são chamadas “impurezas da água”.
Obviamente, o conceito de “impurezas da água”, tem significado muito relativo dependendo inteiramente das características próprias da substância poluidora e do seu teor face ao uso específico para o qual a água se destina.
Alguns compostos químicos são, inclusive, indispensáveis a água destinada ao consumo humano, sendo de grande importância fisiológica.
Por outro lado, outras utilizações da água, tais como a irrigação, a preservação da fauna e flora e o uso pastoril, por exemplo, necessitam que a mesma contenha alguns constituintes indispensáveis aqueles usos.
11.2 – Características da Água
As características da água podem ser agrupadas em três categorias: físicas, químicas e biológicas.
a) Características Físicas: estão relacionadas, principalmente, com o aspecto estético da água. Fazem parte dessas características:
Cor: resulta da existência na água, de substâncias em suspensão. Esta característica é acentuada quando da presença, na água, de matéria orgânica, de minerais como o ferro e o manganês, ou de despejos coloridos contidos em esgotos industriais.
Turbidez: causada pela presença de materiais em