Tratamento de transtorno bipolar
Os períodos de depressão e mania voltam a ocorrer na maioria dos pacientes, mesmo sob tratamento. Os principais objetivos do tratamento para transtorno bipolar são: * Evitar a alternância entre as fases * Evitar a necessidade de hospitalização * Ajudar o paciente a agir da melhor maneira possível entre os episódios * Impedir comportamento autodestrutivo e suicídio * Reduzir a gravidade e a frequência dos episódios
O médico primeiramente tenta descobrir quais são os possíveis desencadeadores do episódio de alteração de humor. Ele também pode investigar os problemas médicos ou emocionais que podem afetar o tratamento.
Os seguintes medicamentos, conhecidos como estabilizadores de humor, são geralmente usados primeiro para tratar o transtorno bipolar: * Carbamazepina * Lamotrigina * Lítio * Valproato (ácido valproico)
Outros medicamentos anticonvulsivos também podem ser receitados.
Entre outros medicamentos usados para tratar o transtorno bipolar estão: * Medicamentos antipsicóticos e antiansiedade (benzodiazepinas) para problemas de humor * Remédios antidepressivos podem ser administrados para tratar a depressão. As pessoas com transtorno bipolar têm mais chance de apresentar episódios maníacos ou hipomaníacos se tomarem antidepressivos. Por essa razão, os antidepressivos só são receitados para as pessoas que também estão tomando um estabilizador de humor.
A terapia eletroconvulsiva (TEC) pode ser usada para tratar a fase maníaca ou depressiva de um transtorno bipolar caso não haja resposta aos medicamentos. A TEC usa uma corrente elétrica para causar uma breve convulsão enquanto o paciente está anestesiado. A TEC é o tratamento mais eficaz no caso das depressões que não são amenizadas com medicamentos.
A estimulação magnética transcraniana (EMT) utiliza pulsos magnéticos de alta frequência direcionados para as áreas afetadas do cérebro. É mais usada geralmente depois da TEC.
O