Tratamento de resíduos orgânicos
Orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo resíduo originário de um ser vivo. Este tipo de resíduo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza.
Podemos citar como exemplos de resíduo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.
Este tipo de resíduo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.
No processo de decomposição (apodrecimento) do resíduo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).
O resíduo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.
Este tipo de resíduo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano.
O Biogás e um combustível gasoso com um potencial energético elevado, seu poder calorífico e em torno de 5.0 Kcal/Nm3 , semelhante ao gás natural, composto principalmente por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear. Em alguns lugares onde já se encontra a implementação da extração e do uso do biogás e empregado para a geração de energia elétrica através de geradores, térmica como aquecedores de água, fogões na forma de gás de cozinha, em geladeiras e resfriadores de leite ou mecânica como em motores motopicadeiras contribuindo para a redução dos custos de produção e de energia.
A obtenção do Biogás é pelo processo de