TRATAMENTO DE RESÍDUOS EM UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
FACULDADE METROPOLITANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
TRATAMENTO DE RESÍDUOS EM UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA
REVISÃO DE LITERATURA
OLIVEIRA, Jacqueline Augusta do N. 1; DINIZ, Jacqueline Maria Tavares2
1. Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Emergência com ênfase em APH pela Agência de Cursos e Pós-graduação.
2. Orientadora, Enfermeira, Mestranda em Saúde da Criança pela UFPE.
RESUMO
INTRODUÇÃO: Estudos dos resíduos de serviços de saúde levam a uma orientação técnico-científica com aparato legal, disponibilizando dados e informações sobre o seu manejo e tratamento. OBJETIVO: Investigar, na literatura, o tratamento dispensado aos resíduos de saúde. METODOLOGIA: Estudo narrativo com utilização de teses e dissertações na língua portuguesa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: se faz necessária uma maior mobilização por parte dos estabelecimentos de saúde para o manejo e correto descarte dos resíduos.
ABSTRACT
INTRODUCTION: Studies of waste from health services lead to technical and scientific guidance with legal apparatus, providing data and information on their management and treatment. OBJECTIVE: To investigate, in the literature, the treatment of waste health. METHODOLOGY: Study narrative with use of theses and dissertations in English. CONCLUSION: it is necessary a greater mobilization by the health facilities for proper handling and disposal of waste.
INTRODUÇAO
A tecnologia aplicada à assistência hospitalar na urgência e emergência viabiliza o prolongamento da sobrevida do paciente em situações muito adversas. Este fenômeno é altamente positivo por um lado, por outro, é um dos fatores determinantes do aumento dos resíduos hospitalares.
Para Vilela (2005), os brasileiros convivem sem saber com uma grave ameaça a saúde pública. Todos os dias saem dos hospitais do país mais de 600 toneladas de agulhas de injeção com restos de sangue, gazes com secreções e até pedaços de corpo humano. Desse total, 76% são coletados