Tratamento de Resíduos de Tinta Industrial
A expansão industrial e tecnológica trouxe consequências irreversíveis aos processos produtivos. Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas indústrias é a correta destinação e o descarte dos resíduos derivados desses processos.
Resíduo sólido é “todo material sólido ou semi-sólido indesejável e que necessita ser removido por ter sido considerado inútil por quem o descarta como lixo, em qualquer recipiente destinado a este ato.” (IBAM-2001 – p.25)
Nos últimos anos, tem aumentado significativamente a preocupação das empresas com a preservação do meio ambiente, em função de uma série de regulamentações, como cumprimento de legislação, desenvolvimento sustentável e consumidores cada vez mais exigentes. O adequado descarte já é uma imposição do mercado. Com a implementação de medidas e ações específicas é possível reduzir os resíduos gerados ou até eliminá-los, minimizando o impacto ambiental.
As informações contidas nesse projeto permitirão caracterizar os componentes químicos presentes no processo produtivo das indústrias têxtil, gráfica, pintura automotiva e de textura e identificar os resíduos gerados pelas mesmas ao final desse processo, ocasionando um possível descarte apropriado para tais, reduzindo, assim, os impactos ambientais.
1.1. OBJETIVO GERAL
Realizar um estudo sobre o gerenciamento de resíduos de tinta industrial (têxtil, gráfica, pintura automotiva e de textura), realizando sua correta destinação e posterior proposta de reaproveitamento.
1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer o processo produtivo de uma indústria de tintas;
Indicar os pontos de geração de resíduos;
Caracterizar os resíduos produzidos;
Identificar possíveis formas de minimização e reaproveitamento de resíduos;
Apresentar sugestões de minimização e reaproveitamento às empresas.
1.3. JUSTIFICATIVAS
Minimizar resíduos é o resultado da combinação da conservação de matérias-primas, água e energia, da eliminação de materiais tóxicos e perigosos,