Tratamento de residuos
Reciclagem
Reciclar significa transformar objectos materiais usados em novos produtos. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
A Política dos 4r’s * Reduzir - evitar a produção do resíduo; * Reutilizar - encontrar uma nova serventia para esse produto; * Reciclar - aproveitar a matéria-prima que o constitui; * Recuperar - a matéria-prima aproveitada pode ser usada para fabricar produtos idênticos.
Ecopontos
Vidro * Garrafas de vidro; * Frascos e boiões de vidro; * Copos de vidro. * Cerâmicas e Cristais; * Espelhos e frascos de perfumes; * Vidros de automóveis e vidros farmacêuticos.
Papel e Cartão * Embalagens de cartão liso e canelado; * Sacos de papel; * Revistas, jornais e papel de escrita * Todo o tipo de papel de escrita e impressão.
* Embalagens e papeis que contenham produtos orgânicos ou gorduras; * Embalagens e papeis metalizados e plastificados; * Embalagens que tenham contido cimento, alcatrão ou produtos tóxicos e perigosos.
Plástico e Metal * Garrafas, frascos, caixas de plástico, sacos de plástico limpos, esferovite limpa, invólucros de plástico * Latas de bebida, latas de conserva, tabuleiros de alumínio e aerossóis vazios
* Embalagens de plástico que contenham restos de comida, gorduras ou outras substâncias de difícil remoção Embalagens de plástico e metal que tenham contido produtos tóxicos ou perigosos * Tachos, panelas, talheres e electrodomésticos, pilhas e baterias
Aterros Sanitários
Agora, o pouco lixo que não pode ser reciclado vai para os aterros sanitários.
Ao contrário das lixeiras, nos aterros sanitários é feito um isolamento total dos terrenos onde vão ser depositados os resíduos e as águas deles provenientes são tratadas, podendo depois ser usadas na agricultura.
Com os aterros