tratamento de piscina
Tratamento de Água para Piscina
Tratamento para Água da Piscina
Uma reclamação constante de pessoas que freqüentam piscinas públicas é o forte “cheiro de cloro” que elas apresentam, principalmente quando são cobertas. Na verdade, o ácido hipocloroso denominado “cloro livre” não tem cheiro em concentrações até 20ppm (e o máximo recomendado na piscina é de 3ppm). Portanto, o cheiro forte não é de “cloro” ou de “ácido hipocloroso”, mas sim de compostos denominados cloroaminas, formados pela reação entre o ácido hipocloroso e o cátion amônio (NH4+(aq)), liberado pela urina ou pelo suor dos banhistas.
O cloro é indispensável para a segurança dos banhistas no tratamento da água da piscina, o cloro é o elemento que elimina os microorganismos da água, oxida a matéria orgânica e os metais nela dissolvidos, inibe odores desagradáveis e previne a transmissão das mais diversas doenças infecciosas, tais como: hepatite, otite, micoses, cólera, doenças venéreas, etc. O nível residual do cloro livre considerado ideal para combater e prevenir eventuais contaminações da água da piscina é de 1ppm a 3ppm.
O pH ajustado na faixa ideal assegura uma ação eficaz dos produtos químicos, proporcionando maior conforto aos banhistas e ajudando a prevenir a ocorrência de processos corrosivos. Um pH desajustado poderá causar irritação na pele e nos olhos, corrosão nos equipamentos, redução da eficácia do cloro e problemas como água turva e incrustações nos tubos e demais partes do sistema de circulação de água. O pH deve estar na faixa ideal de 7,0 a 7,4.
Obs: ppm = partes por milhão
1 ppm = 1 mg/kg
Problemas e Soluções
Os problemas surgidos em piscinas (99%) são conseqüência de:
- Falta de filtração ou limpeza física,
- Ausência de cloro, e
- pH inadequado.
Segue abaixo orientação para detectar a possível causa do problema e recomendar o método necessário para a sua correção.
Problema: Água Verde e Turva
Sua descrição: água verde e turva c/ manchas pretas ou verdes nas