Tratamento de não conformidade
Objetivos
Estabelecer as etapas que devem ser seguidas:
1. 2. 3.
IDENTIFICAÇÃO DA NÃO CONFORMIDADE ANALISE DA CAUSA DEFINIÇÃO DA AÇÃO IMEDIATA: (DISPOSIÇÃO E CONTENÇÃO) DEFINIÇÃO DA AÇÃO CORRETIVA OU PREVENTIVA ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO (Verificar Efetividade)
4. 5.
Definições
NÃO CONFORMIDADE OU PROBLEMA (CORRETIVA) Diferença entre o que é e o que deveria ser NÃO CONFORMIDADE POTENCIAL (PREVENTIVA) Diferença entre o que é e o que poderia ser OPORTUNIDADE DE MELHORIA Sugestões de melhoria do processo que não se enquadra nos tópicos acima
Como surgem os Problemas
Os problemas surgem por: FALTA DE CONHECIMENTO DAS ATIVIDADES. PLANEJAMENTO DEFICIENTE DAS ATIVIDADES. NÃO CUMPRIMENTO DAS ATIVIDADES DE ACORDO COM O ESTABELECIDO.
Identificação dos Problemas
Como identificar os problemas ? Os problemas nos chegam através de sintomas. Na análise dos sintomas, descobrimos um conjunto de problemas vagamente definidos, sobrepostos e interinter-relacionados.
PROBLEMA C PROBLEMA A
PROBLEMA D
PROBLEMA B
Definições Importantes
SINTOMA: Qualquer fenômeno, indício ou sinal, provocado por um evento (problema), perceptível objetivamente. CAUSA: Situação que dá origem a um ou vários eventos. EFEITO: É o produto decorrente de uma causa ou varias causas. É a conseqüência, o resultado final.
Abordagem Tradicional
O que é abordagem tradicional do problema ? Análise dos sintomas e definição direta da solução, resultando na ação sobre o efeito (conseqüência de um problema) e não sobre a causa.
Abordagem Estruturada
O que é abordagem estruturada do problema ? Análise da(s) causa(s). Detectar a(s) causa(s) raíz(es) ou primárias dos problemas ao invés de atuar sobre os sintomas. Definição da ação para correção do problema Tomar decisões com base em dados e fatos concretos, evitando-se palpites ou “chutes”. evitandoEstabelecer soluções permanentes que evitem a reincidência do problema, em vez de confiar em correções