TRATAMENTO DE NORMALIZA O

620 palavras 3 páginas
SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO: 4
2 PROCEDIMENTOS DO TRATAMENTO: 4
3 PROPRIEDADES DESEJADAS: 4
4 MICROESTRUTURA OBTIDA: 5
5 APLICAÇÕES: 6
6 REFERÊNCIAS: 6

1 APRESENTAÇÃO:

Segundo CHIAVERINI (1990, p.93), “Tratamento Térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar suas propriedades ou conferir-lhes características determinadas”.
Para que haja o tratamento térmico, é necessário se identificar as diferentes formas alotrópicas do material quando submetidos a variações de temperaturas. A mudança das propriedades físicas dos aços com os tratamentos se dá devido a reorganização de sua estrutura cristalina ao decorrer do procedimento. Os principais objetivos destes são conferir aos aços o aumento da resistência mecânica, à corrosão, ao desgaste, a melhoria da ductibilidade, da usinabilidade e das propriedades de corte, além da modificação das propriedades elétricas e magnéticas.
A Normalização é um dos principais tratamentos térmicos, muito usual em diversas áreas da engenharia. Tem como principal objetivo o refino da granulação grosseira de peças de aço fundido, geralmente depois de serem laminadas ou forjadas. Seus procedimentos e resultados podem ser facilmente confundidos com o Recozimento Pleno, porém, a Normalização difere da anterior na maior velocidade de resfriamento, conferindo assim ao material tratado uma estrutura mais fina. Geralmente, a normalização é um tratamento preliminar à têmpera e ao revenido, com o intuito de se obter uma microestrutura mais uniforme do que a proveniente da laminação ou do forjamento.

2 PROCEDIMENTOS DO TRATAMENTO:

O procedimento do tratamento consiste no aquecimento do aço a uma temperatura acima da zona crítica a fim de se obter uma estrutura austenítica (austenitização), e

Relacionados

  • metodos
    1918 palavras | 8 páginas