tratamento de hernia
Por PIL SUN CHOI
INTRODUÇÃO
A hérnia de disco intervertebral lombar é a principal causa da lombociatalgia. É umas patologias relativamente freqüentes, cuja incidência anual estimada na população do mundo ocidental varia de 0,1 - 0,5% (KELSEY; WHITE, 1980). A ocorrência da ciatalgia parece ser tão antiga quanto a própria existência da humanidade, e apesar de ser descrita há mais de três milênios, somente nos anos trinta do século passado, MIXTER; BARR (1934), neurocirurgião e ortopedista respectivamente relacionaram definitivamente, a associação da ciatalgia com a hérnia de disco lombar; e que os sintomas são aliviados pela sua extirpação cirúrgica.
Desde então, o tratamento cirúrgico de hérnia de disco intervertebral lombar para o tratamento da lombociatalgia, tem sofrido variações e evoluções: laminectomia exploradora (ELSBERG, 1916), laminectomia limitada (MIXTER; BARR, 1934), acesso anterior (LANE; MOORE, 1948), acesso anterior retroperitonial (HULT, 1951) e microcirúrgica (YASARGIL, 1977; CASPAR, 1977; WILLIAMS, 1978). Concomitante ao grande avanço tecnológico que houve no campo da imagenologia e de novos instrumentais, de instrumentos ópticos e de equipamentos, cada vez mais, as patologias mais complexas, está sendo solucionadas através de procedimentos cada vez menos agressivos em todos os ramos da medicina e em especial na coluna vertebral.
Esse conjunto de procedimentos menos agressivos são denominados de procedimentos ou cirurgias minimamente invasivas, que consistem em se realizar as cirurgias com mini incisões, técnicas com utilização do microscópio ou o artroscópio (endoscópio) E o grande benefício dos procedimentos minimamente invasivos se baseia na rápida recuperação dos pacientes e na não agressão às estruturas não envolvidas na patologia de base.
Muitas dessas novas técnicas ainda carecem de respaldo científico na literatura, outras já substituíram as cirurgias convencionais e alguns