Tratamento de esgotos
O lançamento de esgotos nas águas é um dos maiores problemas ambientais do Brasil, o lixo doméstico e tudo aquilo que é jogado nos ralos das pias, vasos sanitários, bueiros, e mesmo nos quintais das casas, acabam poluindo os recursos hídricos, encarecendo o tratamento de água, comprometendo a qualidade de água do abastecimento e como todo rio deságua no mar oferece grandes ameaças para a vida marinha e pra quem vive no litoral.
Iremos falar um pouco sobre os problemas causados pelo lançamento de esgotos, sem tratamento, nas águas.
A contaminação da água é um problema presente em muitos lugares. Devidos ao aumento da escassez da água por estar contaminada e sem possibilidades de consumo para a grande porcentagem dos consumidores de água potável, sendo eles os comerciantes, industrias e consumos domésticos, com a necessidade de abastecer determinados locais onde a contaminação se encontra mais elevada, a solução foi pesquisar as causas de tanta poluição e quais são as consequências derivadas dela.
Causas da contaminação
Em geral nos países em desenvolvimento o maior problema que causa a contaminação é a falta de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos, o que deixa a água em total contaminação. Outro fator causador da contaminação é o contato da água com produtos químicos tóxicos e ainda pela presença de microorganismos patogênicos que devido aos tratamentos de esgoto não serem de excelente qualidade resistem e permanecem na água.
Esses produtos e substancias poluente podem ser classificadas de duas maneiras, Biodegradáveis e Persistentes, sendo que a primeira contêm substancia que em determinado tempo ela se decompõe, por exemplo, inseticidas, detergentes, fertilizantes, petróleo, etc; e a segunda, as substancias presentes em sua composição permanecem por um prazo indeterminado. No Brasil, 47,8% dos municípios não têm esgoto, o que afeta diretamente a