Tratamento de efluentes na indústria de cosméticos
Este trabalho foi desenvolvido para apresentar o setor de cosméticos, sua importância, o processo de criação dos seus produtos e seus efluentes que são gerados nesse processo. Ao longo do mesmo apresentará etapas do tratamento do efluente gerado, desde o primário ao terciário. O consumo de água, onerosidade dos processos, características dos efluentes serão apresentados do decorrer deste trabalho.
O setor de cosméticos vem crescendo bastantes nos últimos anos e ganhando importância, através de investimentos contínuos e melhoras no seu setor, desenvolvendo constantemente novos produtos que são capazes de atender diversos consumidores desde sua faixa etária, sexo e etnias. A inovação é uma das suas características mais importantes para se manter no mercado devido à globalização, o aumento da concorrência. Esse setor tem outro fator de grande importância que e a preocupação com seus consumidores, assim diversificando ainda mais os seus produtos (Fritz, 2006).
O ramo de cosméticos tem um grande vilão ambiental, o grande consumo de água, pois é uma das principais matérias-primas da fabricação dos produtos. Além de ser usada na incorporação em diversos produtos, a água também é usada em sistemas de resfriamentos, na geração de vapor, e na utilização de limpa e sanitização de máquinas, equipamentos, tubulações de transferências de mangueira. A utilização de água no setor se dá em larga escala e para diversos fins. O uso de recursos hídricos subterrâneos tem sido a alternativa mais atraente para a indústria. No entanto, a exploração desregrada tem levado à crescente degradação das reservas, apontando para a urgência do desenvolvimento de uma política de exploração racional desses recursos, pois mesmo com a outorga seu consumo continua alienado. A diminuição dos níveis de aquíferos subterrâneos devido à exploração e perfuração exagerada são algumas das principais conseqüências pelo consumo de água.
As atividades relacionadas ao recebimento, armazenagem,