Tratamento de efluentes - indústria de envoltórios naturais
- Avaliação do desempenho da modalidade “Reator Seqüencial em Batelada (RSB)” trabalhando em diferentes regimes de carga orgânica e otimização dos parâmetros operacionais, como tempo de retenção hidráulico e idade do lodo; - Determinação dos parâmetros cinéticos do processo de Lodos Ativados, na variante operacional RSB, tais como taxa de remoção de substrato orgânico, consumo de oxigênio e produção de lodo, referentes ao tratamento dos efluentes industriais em estudo; - Avaliação das características de sedimentabilidade da biomassa produzida no reator seqüencial em batelada.
Muito utilizada para a clarificação de efluentes e a conseqüente concentração de lodos. Trata-se de um processo de separação de partículas, via adesão de bolhas, que visa a remoção de partículas em suspensão e/ou flutuantes (fase dispersa) de um meio líquido (fase contínua), para o caso em que a densidade da fase dispersa é menor do que a da fase continua. A união partícula-bolha apresenta uma densidade menor que a do meio aquoso e flutua até a superfície da célula de flotação de onde as partículas são removidas.
Em uma primeira fase, foram efetuadas análises para caracterizar o efluente bruto da indústria. Os parâmetros analisados foram: pH, DBO, DQO, SST, ST e Óleos e graxas.
PARÂMETRO pH DBO5