tratamento de dados
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS
Alessandra Baum Pereira
Trabalho G1
Tratamento de Dados
Professor: Wanderlei O. Gonsalez
CANOAS
2015
1) Histórico
O campo de controle estatístico da qualidade pode ser largamente definido como aqueles métodos estatísticos e de engenharia que são usados na medida, monitoramento, no controle e na melhoria da qualidade. É um campo relativamente novo, datando dos anos 1920. Um dos pioneiros no campo foi Dr. Walter A. Shewhart, dos laboratórios da Companhia Telefônica Bell, que trabalhou com ferramentas estatísticas para examinar quando uma ação corretiva deveria ser aplicada a um processo.
Por volta da década de 40 voltaria a ser aplicado como um novo conceito, controle estatístico de processo (CEP), por W. E. Deming, onde utilizou métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado fosse alcançado. Esta ferramenta ganhou notoriedade durante a 2ª Guerra Mundial onde foi utilizado na indústria bélica, devido a necessidade de produção em grande escala de armar, onde não se tinha tempo hábil para a inspeção de 100% do que foi produzido.
Devido ao sucesso do CEP na guerra, Deming foi convidado por empresários japoneses para ajudar na reconstrução do país, onde levou e aplicou o uso do CEP e outras ferramentas da qualidade, fazendo com que o Japão viesse a se transformar em uma superpotência no campo tecnológico e industrial. Esse fato ficou conhecido como “Milagre Industrial Japonês”.
2) Uso do controle Estatístico na Qualidade;
O controle estatístico da qualidade é definido como uma forma ou procedimento de estudo das características de um processo (qualidade) com o auxílio de números (dados estatísticos) de maneira a fazê-lo comportar-se da forma desejada (controle).
A avaliação da qualidade de um processo é um aspecto muito importante, porque a obtenção, manutenção e melhoria da qualidade é vital para a sobrevivência e crescimento de