tratamento de chorume
Críslei Aurelio Chagas Saraiva (2)
Ewerton Barreto Fontes (2)
Juliana Ariella Santos de Almeida (2)
Tarcila Valentim Ribeiro (2)
Resumo
O presente trabalho visa descrever em detalhes a tratabilidade do líquido percolado
(chorume) produzido no aterro sanitário da cidade de Volta Redonda, objetivando o enquadramento do efluente na legislação vigente.
Nos ensaios realizados em laboratório foram verificados as taxas de DQO do efluente bruto e pós tratamento por processo oxidativo avançado, considerando os seguintes tratamentos:
•
•
•
•
Tratamento com utilização de reagente Fenton (peróxido de hidrogênio+sulfato ferroso)
Tratamento com utilização de Ácido de Caro (peróxido de hidrogênio+ácido sulfúrico)
Tratamento com utilização de Permanganato de Potássio.
Filtração pós-tratamento por Permanganato de Potássio, através de PAC (carvão ativado) para retirada do excesso do agente oxidante.
A Planta de produção do líquido percolado foi constituída em 06 (seis) células piloto simulando o aterro sanitário da cidade de Volta Redonda com utilização de resíduos do mesmo.
Palavras chave: Aterro sanitário, tratamento por processo oxidativo avançado, chorume, legislação ambiental (1) Trabalho a ser apresentado no Campus do UniFOA em Três Poços – VR, para cumprimento do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em 01 de dezembro de 2007.
(2) Acadêmico de Engenharia Ambiental - UniFOA
Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma:
SARAIVA, Críslei Aurelio Chagas; FONTES, Ewerton Barreto; ALMEIDA, Juliana Ariella Santos de; RIBEIRO, Tarcila Valentim. Tratabilidade do líquido percolado (chorume) por processos oxidativos avançados para implantação no