Tratamento de agua
ADIÇÃO DE FLUOR
A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado para a saúde dental ideal. Os três tipos de fluoreto que são utilizados para fluoretar a água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico. O nível ideal de fluoreto na água varia dependendo da temperatura do ar e local geográfico (faixa de 0,7 – 1,0 ppm).
Eficiência e Eficácia:
A fluoretação da água apresenta uma eficiência de 14% na redução da cárie dentária em crianças.
Segurança:
Em uma análise sobre a segurança e eficácia, que incluiu 59 publicações, 3 revisões sistemáticas e 3 guidelines, com exceção da fluorose, nenhum outro efeito colateral foi relatado.
CAPITAÇÃO DA AGUA
Atualmente, a captação de água para consumo humano acontece por duas vias:
· Captação de águas subterrâneas;
· Captação de águas superficiais.
A captação da água subterrânea ocorre comumente por meio da construção de poços artesianos. Já a captação das águas superficiais é feita diretamente em rios, represas e outros mananciais.
Quando se trata de abastecimento para grandes populações, a água é captada dos mananciais superficiais sendo tratada em Estações de Tratamento de Água (ETA).
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, por exemplo, com o intuito de abastacer a Região Metropolitana de São Paulo, usa seis mananciais que são os seguintes sistemas:
Rio Claro;Alto de Cotia;Rio Grande;Guarapiranga;Cantareira;Alto do Tietê.
Um outro meio de captação da água á a cisterna. A cisterna é um tipo de construção que permite a captação da água da chuva. Mas como a água da chuva não é tratada como a água que passa pelas ETAs, ela não serve para beber. A não ser que se instale pequenas estações de tratamento caseiras.
A água da chuva captada pela cisterna pode ser empregada na irrigação de jardins e nas descargas em banheiros.
ESTAÇÃO ELEVATÓRIA Estações