tratamento de agua
DE
ÁGUA
NOME: Edson Barreto Lobato Júnior
Tratamento de água
Introdução
O processo de tratamento da água para o consumo humano consiste numa série de etapas (operações unitárias), que variam de acordo com o grau da qualidade da água bruta.
O tratamento da água tem por finalidade melhorar a qualidade da água de abastecimento ao público. Todos gostamos de ter água potável sem nenhuma contaminação, sem cheiro e bem clara, porém no seu estado natural, a água raramente tem essas características.
Objetivo
O tratamento visa melhorar a qualidade da água, deixá-la dentro de padrões pré-estabelecidos que atendam três itens importantes:
- higiênica: remoção de bactérias, elementos venenosos, teores elevados de compostos orgânicos, etc.
- estética: correção da cor, turbidez, odor, sabor, etc.
-econômica: reduzir a corrosividade, pureza, turbidez, ferro, manganês, etc.
Definição
O tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que estas fiquem em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Fases de tratamento
Aeração da Água
Aeração é o processo de tratamento pelo qual a área de contato entre água e o ar são aumentados, facilitando assim o intercâmbio de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar. A prática da aeração se faz, de um modo geral, por três razões:
1- para remoção de gases dissolvidos: gás carbônico presente na água; gás sulfídrico de corrente da putrefação ou fermentação de depósitos orgânicos em fundo de reservatórios; cloro em excesso.
2 - introduzir na água, oxigênio do ar: a fim de oxidar ferro e manganês que serão removidos através de decantação e filtração.
3- remover substâncias causadoras de gosto e odor: substâncias oleaginosas, gás sulfídrico, sabores devido a ferro e manganês,