tratamento de agua
A água exerceu, ao longo dos tempos, grande atração sobre o homem.
Está presente em todas as partes de nosso planeta e das mais diferentes formas. É fundamental para a vida, no início a água foi considerada um dos quatro elementos formadores da natureza. Sua associação com os outros elementos primordiais (terra, fogo e ar) gerava características bem definidas para as substâncias que formava (frio, úmido, etc). Com o desenvolvimento do conhecimento científico, a água passou a ser entendida como uma substância cujas características se originavam a partir da associação de dois elementos: oxigênio e hidrogênio. As explicações sobre a natureza desta associação acompanharam a evolução do conhecimento científico.
Hoje, ainda, muitos aspectos do comportamento da água continuam sendo estudados, refletindo o papel fundamental que continua desempenhando na história do Homem sobre a Terra.
2 A ÁGUA NA NATUREZA
2.1 A Água na Natureza
A água é o constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva: no homem, mais de 60% do seu peso é constituído por água, e, em certos animais aquáticos, essa percentagem sobe para 98%. A água é fundamental para a manutenção da vida, razão pela qual é importante saber como ela se distribui no planeta e como ela circula de um meio para outro.
A água abrange quase 4/5 da superfície terrestre; desse total, 97% referem-se aos mares e os 3% restantes às águas doces. Dentre as águas doces, 2,7% são formadas por geleiras, vapor de água e lençóis existentes em grandes profundidades (mais de 800m), não sendo economicamente viável seu aproveitamento para o consumo humano.
Em consequência, constata-se que somente 0,3% do volume total de água do planeta pode ser aproveitado para nosso consumo, sendo 0,01% encontrada em fontes de superfície (rios e lagos) e o restante, ou seja, 0,29%, em fontes subterrâneas (poços ou nascentes).
A água subterrânea vem sendo acumulada no subsolo há séculos e somente uma