Tratamento de agua de piscinas
[pic]
Processos Industriais I
Professor: Daniel Galvão
Tratamento de Água de Piscina
“Água Turva”
Patrícia Torres
Sarah Beatriz
Quézia Lima
Módulo III , T2, Tarde
Betim, 26 de Agosto de 2010
Sumário
Introdução 3
Materiais e Equipamentos 4
Esquema de montagens 5
Procedimento 6
Cálculos 7
Discussão e Conclusão 9
Principais aprendizagens 10
Bibliografia 10
Introdução
Para manter uma água limpa e cristalina, existem fatores essenciais que precisam ser atendidos, os quais chamados de tratamento físico e tratamento químico.
Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza física com acessórios (aspiração remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros) e à filtração da água.
A correta filtração garante que os produtos químicos adicionados à piscina funcionem de maneira eficaz.
Ao considerar o fator tratamento químico, falaremos sobre o equilíbrio químico e a ação dos produtos químicos na água, como a aplicação do cloro (cloração) e a manutenção da piscina. O equilíbrio químico da água consiste no ajuste da alcalinidade total e do pH; é essencial para a ação eficaz de todos os produtos necessários ao seu tratamento. A cloração assegura que a piscina fique livre das bactérias, vírus e fungos, entre outros, enquanto que os demais produtos, como os algicidas e os floculantes, servem para eliminar as algas e manter a água da piscina cristalina, respectivamente.
A prevenção é a melhor solução. É muito importante não abandonar a piscina principalmente no inverno. Tratando-a regularmente, desta forma economizando tempo e dinheiro.
Materiais e equipamentos
• Pré-filtro; • Bocal de Sucção [aspiração]; •