Tratamento da agua
Alunos: Danielle, Fernanda, Gabriela H, Izabella, Paula, Rafael,Túlio
Professor: Frederico Oliveira
Manhuaçu, 18 de abril de 2013
Tratamento de Água:
A chuva,quando cai,carrega consigo as impurezas que estão no ar. Inúmeros são os rios e lagos cujas águas são barrentas ou cheias de detritos. A água do mar é salgada. Assim, se o ser humano quiser obter água limpa, ele mesmo terá de “prepará-la”.
E isso não é de hoje: há milênios a humanidade procura purificar a água que bebe.
Na Índia, por volta de 4 mil anos atrás, usavam-se areia e cascalho para esse fim. Já os chineses, há mais de 3 mil anos, utilizavam um tipo de pote com poros, semelhante ao filtro de barro comum usado ainda hoje.
São diversos os métodos de purificação da água. Alguns tem por objetivo separar as partículas sólidas presentes na água; outras esterilizam a água, ou seja, matam os micróbios nela contidos.
Eliminação das partículas sólidas da água:
- Coagulação:
Quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
- Floculação:
Em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
- Decantação:
Consiste em deixar a água em repouso em um tanque para que as impurezas mais densas se depositem no fundo.
Passado algum tempo, usa-se uma mangueira para transferir a água, já mais limpa, para outro tanque. Quanto mais tempo a água é deixada para decantar, mais cristalina ela fica.
A decantação não é considerada um método eficaz de purificação da água, pois separa apenas partículas