Tratamento Aço
A tempera é um dos processos de tratamento termico do aço, que aumente sua dureza. É graças a uma tempera bem feita, por exemplo, que as ferramentas tem uma vida útil mais longa, resistindo melhor a desgaste e deformações. Tempera é aquecer o aço num forno em temperatura acima da zona crítica. A peça deve ficar nesta temperatura tempo suficiente para que todos os seus grãos se tornem austenita. No momento do resfriamento, a peça é retirada do forno e mergulhada em água, assim mudando bruscamente a temperatura da peça. Assim a austenita se transforma em Martensita, aumentando a dureza do material.
Recozimento do Aço
Recozimento é o tratamento termico de aquecimento e resfriamento lendo, dado ao aço.
Através do recozimento do aço é possível diminuir sua dureza, aumentar sua ductilidade, melhorar a capacidade de usinagem e ajustar o tamanho do grão.
No recozimento o aço é aquecido num forno a uma temperatura acima da zona crítica. Depois de um certo tempo, o forno é desligado e a peça é resfriada lentamente em seu interior.
Com isso o aço se torna mais homogenio e mais fácil de se trabalhar a frio, se tornando mais maleavel.
Lubrificação
Quando duas peças sólidas funcionam e contato existe atrito entre elas. Principalmente se as peças não estão lubrificadas. Lubrificar significa colocar uma substancia entre as duas peças diminuindo o atrito. Depois de lubrificadas, as peças passam a ter atrito entre cada parte e a camada de lubrificante entre elas. E esse atrito é menor do que entre as duas superfícies da peça.
Existem diversos tipos de lubrificantes, Gasosos, como o ar, líquidos como os óleos ou semissólidos como a graxa e sólidos como o talco. Os mais comuns são os óleos e as graxas, sendo os mais usados nas indústrias os óleos minerais para lubrificação. As graxas são compostos que levam sabões metálicos e é de acordo com esses sabões que elas são classificadas. Como base de alumínio, cálcio, sódio, lítio, bário e a graxa