trash
Para sua fabricação, é necessário separar os elementos que compõem a bauxita da alumina. Obtém-se a alumina, um pó branco, bem parecido com o açúcar refinado. Após uma série de processos químicos, chega-se ao alumínio: metal nobre, 100% e infinitamente reciclável. Suas aplicações são igualmente incontáveis: da fabricação de panelas, janelas e telhas a carrocerias e peças de carros, barcos e aeronaves, de equipamentos eletrônicos a objetos de decoração, além de matéria-prima para a indústria aeronáutica e aeroespacial e, é claro, para a indústria de latas de bebidas.
Exemplos de aplicações do alumínio:
Bens de Consumo
Construção Civil
Aeronaútica
COMO A CHAPA DE ALUMÍNIO SE TRANSFORMA EM LATINHA
Existe um longo processo para se chegar a uma latinha de bebida. O processo de fabricação de uma lata tem 8 passos. O primeiro passo é a formação do corpo. O alumínio laminado, que vem em grandes bobinas, entra na prensa de estampagem. O equipamento computadorizado, corta a chapa em vários discos dando-lhes a forma de um copo. O alumínio neste estágio ainda tem a espessura da lâmina original.
Depois, os copos seguem para outra prensa onde suas paredes externas, submetidas a uma grande pressão, vão afinar sua espessura e serão esticadas para formar o corpo da lata, tal como o conhecemos. Na saída da prensa, as bordas superiores são aparadas para que todos os corpos fiquem da mesma altura.
O passo seguinte é a lavagem da lata, por dentro e por fora. Na lavadora, as latinhas