Trasformação das Substancias por acção de Luz

1694 palavras 7 páginas
Introdução
Transformações das substâncias por acção da LUZ - são transformações que precisam da presença da luz para ocorrerem.
Estudada a separação de umas substâncias das outras, reconhece-se agora que uma substância pode originar outras por acção do calor, da corrente eléctrica, da acção mecânica e da luz.
Reconhece-se ainda a possibilidade de realizar transformações químicas por simples junção de duas substâncias. A luz é um agente que é responsável por muitas e variadas transformações químicas.

Transformação de Substancias por acção da luz
Constantemente a matéria que nos cerca sofre transformações. Em algumas transformações somente o estado ou a agregação do material são alterados, caracterizando uma transformação física da matéria. Em outros casos essas transformações resultam na produção de um novo material, com características diferentes do inicial.
As transformações químicas ocorrem quando há alteração na constituição do material, formando assim novas substâncias.
Ao aproximarmos um fósforo aceso de um recipiente com álcool, este começa a queimar. Essa queima é uma transformação química, pois há alteração na constituição do álcool, que ao entrar em contato com o ar oxigênio, se converte em gás carbônico e água, liberando energia.
Chamamos de sistema o conjunto de materiais isolados para estudo. Uma maneira de comprovar a existência de uma transformação química é através da comparação do estado inicial e final do sistema. Algumas evidências podem ser observadas, permitindo verificar a ocorrência dessas transformações, como modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura.
Confira a tabela com a descrição do sistema antes e depois da transformação:
Processo Estado Inicial Estado Final
Queima da Gasolina
Gasolina: Líquido amarelado, com cheiro característico
Oxigênio: Gás incolor
Gases Incolores
Enferrujamento de um prego
Prego: sólido rígido, com coloração cinza
Oxigênio: gás incolor
Água:

Relacionados