Trasferir
O presente trabalho irá mostrar como a empresa Alpargatas que fabrica as Sandálias Havaianas trabalha em um mercado altamente competitivo, onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma acelerada. E como a existência de consumidores exigentes, com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que ela busque novas formas de gestão de seus negócios em direção a fidelização dos seus clientes.
Portanto, desenvolver estratégias que norteiem a empresa é um fator de extrema importância para a sua manutenção no mercado. Para isso, o processo de desenvolvimento de estratégias exige a participação de todo corpo gerencial da empresa, além disso, é importante contar com o apoio de bons estrategistas que, de certa forma, fornecerão uma base sólida no desenvolvimento de novos produtos.
DESENVOLVIMENTO
O surgimento das sandálias Havaianas deu-se no ano de 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível. Na década de 70 várias empresas copiaram as Havaianas, mas foram cópias “fajutas” como alertava os comerciais. Então foi lançado o famoso slogan “Havaianas. As Legítimas.” E basta ouvir a frase "Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro." para se lembrar dos comerciais protagonizados pelo comediante Chico Anysio durante as décadas de 70 e 80.
Na década de 80 foram vendidos mais de 80 milhões de pares de Havaianas por ano, pois eram consideradas fundamentais na vida do brasileiros como um dos itens da cesta básica, assim como feijão e arroz.
Em 1994 a estratégia utilizada era o novo slogan “Havaianas. Todo mundo usa.” Assim, houve uma grande transformação no comercial das Havaianas, grandes comerciais na TV com pessoas famosas como Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana Piovani mostrando seus pés. Nas revistas, a explosão de