Trapoeraba
FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA – FAMEVZ
DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA RURAL
CURSO DE AGRONOMIA
JÉSSICA APARECIDA NEVES DE ARAÚJO
LAURA STELLA FERREIRA
RELATÓRIO MATOLOGIA
CUIABÁ, MT
15/04/2013
JÉSSICA APARECIDA NEVES DE ARAÚJO
LAURA STELLA FERREIRA
RELATÓRIO MATOLOGIA
Relatório apresentado à disciplina de Matologia, do curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso, sob orientação do Prof.Dr.Sebastião Carneiro .
CUIABÁ, MT
15/04/2013
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de se testar métodos de aplicação de herbicida em laboratório, foi se realizado um experimento avaliando aplicações do herbicida Chlorimuron em duas concentrações e com diferentes quantidades de gotas por folha, em folhas de Commelina benghalensis.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A família Commelinaceae apresenta entre 40 e 50 gêneros, com cerca de 700 espécies. As espécies infestantes que ocorrem no Brasil concentram-se em quatro gêneros; destes, o Commelina é o mais importante, com ampla distribuição no Brasil, sendo conhecido pelo nome comum de trapoeraba. A trapoeraba (Commelina benghalensis L.) é uma planta daninha perene, herbácea, ereta ou semi-prostrada, com reprodução por sementes e vegetativa. A espécie apresenta preferência por solos argilosos, úmidos e sombreados. É a mais importante planta desse gênero no Brasil, onde provoca perdas significativas de produtividade em culturas agrícolas e dificulta as operações de colheita.
A trapoeraba é uma das principais espécies infestantes em culturas perenes como café, fruteiras e em áreas de reflorestamento, devido às condições de ambiente favoráveis (úmidos e com baixa luminosidade) e à utilização de métodos de controle ineficientes.
Além da competição (dano direto), há