TRAPALHO DIGITADO
983 palavras
4 páginas
DISCIPLINA DE POLITICAS DE SAUDEPROF. SHEILA PEDROSA
ALUNA: LOIDE DACRUZ NASCIMENTO
RA: 02410019419
Estudo dirigido
1) Política Nacional de Humanização – PNH (Humaniza SUS, Humanização dos Serviços de Saúde).
O que é humanização?
No campo das políticas publicas de saúde ‘humanização’ diz a transformação dos modelos de atenção e de gestão nos serviços e sistemas de saúde, indicando a necessária construção de novas relações entre usuários e trabalhadores e destes entre si. A ‘humanização’ em saúde volta-se para as praticas concretas prometidas com a produção de saúde e produção de sujeitos (Campos, 2000) de tal modo que atende melhor o usuário de dá em sintonia com melhores condições de trabalho e de participação de diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde (princípio da indisponibilidade entre atenção e gestão). Este voltar-se para as experiências concretas se dá por considerar o humano em sua capacidade criadora e singular inesperável, entre tanto, dos movimentos coletivos que o constituem. Define-se, assim, a ‘humanização’ como a valorização de processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde.
Qual o marco teórico-político da PNH?
Serão reduzidas as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco. Todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referencia territorial. As unidades de saúde garantirão as informações ao usuário assim como educação permanente aos trabalhadores.
Quais os princípios norteadores da PNH?
Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as praticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, orientação sexual e às populações especificas (índios,quilombolas,ribeirinhos,assentados, etc.); Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a